quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Avaliação de início de ano


“No início não foi assim”

 José Lisboa Moreira de Oliveira
Filósofo, teólogo, escritor e professor universitário

            O começo de um novo ano civil é apenas uma convenção humana e nada mais. Há bilhões de ano a Terra gira em torno do Sol, completando uma volta em torno dele a cada 365 dias e algumas horas. Assim sendo, o começo de um novo ano não significa nada, além do início da recontagem de um novo período de 365 ou 366 dias. Isso não tem nenhuma influência sobre as pessoas e sobre as suas vidas, a não ser levá-las a trocar de calendário. Mas hoje nem precisamos fazer isso, pois os computadores e as outras formas de tecnologias, como os celulares, se encarregam de fazer a troca. Desta forma até mesmo aquilo que antes era uma novidade, hoje se tornou rotina. Minutos após a virada do ano e a queima de fogos tudo volta a ser como antes; tudo volta ao normal.

Porém, para as cristãs e os cristãos, o início de um novo ano pode se apresentar como uma oportunidade para uma reflexão mais séria. Embora o evento não passe de um mero início de nova recontagem de dias e da troca de algum dígito no calendário, pode ser uma ocasião para aprofundarmos alguns elementos de nossa fé e para a reconstrução de nossas vidas, para a nossa conversão. Pode ser um verdadeiro sinal dos tempos, como nos alertava Jesus (Lc 12,54-57) e como amava repetir o papa João XXIII e o Concílio Vaticano II. Podemos aproveitar deste momento para uma parada, para um balanço de vida, para uma avaliação ou análise da realidade de nossa vida pessoal e comunitária.

Neste artigo quero propor que façamos esta avaliação a partir do conceito de início, do conceito de princípio, assim como aparece na Bíblia. Trata-se de aproveitar da ocasião da chegada de um novo ano para uma reflexão profunda sobre o que significa voltar ao início, voltar ao princípio, voltar às origens.

Quando Jesus foi interpelado por alguns fariseus acerca da prática do divórcio, ele deixou bem claro que tal prática era ilícita e injusta. E para fundamentar a sua posição ele recorre às origens: “Moisés permitiu o divórcio, porque vocês são duros de coração. Mas não foi assim desde o início” (Mt 19,8). Ao dizer isso, Jesus deixa claro que há um projeto de Deus que remonta às origens, o qual foi desvirtuado pelo egoísmo e pelos caprichos humanos. Por essa razão é preciso voltar ao início, ou seja, ao projeto inicial de Deus. Se não houver essa volta estaremos na contramão, destruindo por completo o sonho do Criador para a humanidade.

Pena que as Igrejas, até hoje, tenham tratado o divórcio apenas como uma questão de sexo e não tenham conseguido entender o que Jesus queria propor. Para o Mestre o divórcio não era permitido por causa de possíveis relações sexuais fora do casamento, com uma terceira pessoa, mas por ser uma decisão unilateral e arbitrária do homem, que deixava a mulher numa situação dramática. Dentro da cultura palestina da época, a mulher repudiada passava a ser discriminada e odiada. Dificilmente achava um homem que quisesse se casar com ela. E como, culturalmente, a mulher era totalmente dependente do homem, ela ficava completamente desemparada. Só lhe restava morrer de fome, mendigar ou prostituir-se. Diante do exposto pelos fariseus, Jesus se posiciona contra o divórcio, não para condenar uma possível relação sexual extraconjugal, mas para defender a igualdade e a dignidade da mulher, e livrá-la de uma tremenda injustiça. E fundamenta a sua defesa voltando às origens, lembrando que “o Criador, desde o início, os fez homem e mulher” (Mt 19,4).

A partir do exemplo que acabei de apresentar, podemos aproveitar do início do novo ano para fazer uma grande avaliação de nossa vida pessoal e de nossa vida comunitária e social. O que está de acordo com o projeto inicial de Deus? O que precisa ser refeito, tendo presente o princípio de tudo, a proposta original do Criador?

É bom começar pela própria vida pessoal. Em termos pessoais poderíamos avaliar o nosso tipo de religiosidade. Como é a minha prática religiosa? Sou daqueles que gostam de muita pompa, de muito incenso, de muita loa, daquele tipo de culto que Deus rejeita como “coisa nojenta”, porque desprovido de toda sensibilidade para com a justiça (Is 1,10-15)? Ou procuro uma forma de vivência da fé que se preocupa em “acabar com as prisões injustas, desfazer as correntes do jugo, pôr em liberdade os oprimidos” (Is 58,6-7)? Sinto-me incomodado com aquela Igreja que anuncia a Boa-Nova aos pobres (Lc 4,18-19) e denuncia explicitamente a exploração praticada pelos ricos (Tg 5,1; Lc 6,24-25)? Quero uma Igreja que não se meta em política, que não fale de injustiças e das desigualdades sociais ou prefiro uma Igreja comprometida e corajosa, capaz de rejeitar toda piedade transformada em “fonte de lucro” (1Tm 6,6)?

Mas tal avaliação não deve ficar apenas no âmbito da individualidade. É preciso que façamos juntos uma grande avaliação de nossa vida comunitária e de nossa vida social. Poderíamos começar, por exemplo, com uma avaliação de nossas celebrações eucarísticas, ou, como chamam algumas Igrejas, da celebração da Ceia do Senhor. Será que elas, como se desenvolvem atualmente, conservam aquela essência das origens? Não são celebrações excludentes, que deixam de fora os mais pobres, aqueles que não têm nada (1Cor 11,20-22)? Será que em nossos templos luxuosos os mais pobres têm espaço? Ou, de repente, “sem querer, querendo”, estamos empurrando os mais pobres e excluídos para fora de nossos templos e de nossas assembleias (Tg 2,1-4)? Será que a celebração da Ceia do Senhor, instituída como memorial da morte e ressurreição de Jesus (1Cor 11,23-26), e para “a remissão dos pecados” (Mt 26,28), não está excluindo aqueles que os “donos das Igrejas” consideram “pecadores”? Em minha comunidade, quem pode participar da Ceia do Senhor? Com qual autoridade alguns “doutores da Lei” tentam impedir que os tidos por eles como “pecadores” sentem-se à mesa, comam e bebam com o Mestre (Mc 2,15-17)?

E como anda o nosso compromisso social? Somos apenas comedores de hóstias, frequentadores de templos, de cultos, de missas ou estamos comprometidos com a transformação de nossa sociedade? Apenas reclamamos da corrupção ou fazemos algo para não permitir que isso aconteça? Será que também nós, cristãos e cristãs, não somos corruptores? Não costumamos aproveitar de certas ocasiões para sair “levando vantagem em tudo”? Será que não estamos transformando a prática religiosa num meio para encobrir as nossas maracutaias?

Como anda a nossa coragem profética? Estamos denunciando aqueles que estão explorando os pobres, os trabalhadores (Tg 5,1-6)? Ou, de repente, fazemos parte daquele grupo de gente muito piedosa que não paga o salário justo, que não respeita o direito dos trabalhadores, da pessoa que limpa a nossa casa, lava e passa a nossa roupa? No prédio onde moro, por exemplo, há uma família muito católica. Vive o dia todo com a televisão conectada nas redes católicas, rezando o terço da misericórdia e venerando como deuses Padre Marcelo, Padre Robson, Padre Fábio de Melo etc. etc. Mas não paga o salário justo à diarista que faz a limpeza da casa e chega mesmo a negar-lhe o almoço, obrigando-a a ter que ir almoçar fora. Quando a diarista almoça com a família, a comida é descontada do pagamento da diária.

E como anda a nossa participação na política? Somos políticos ou politiqueiros? Pensamos no bem comum, no bem de todas as pessoas, ou estamos interessados em fazer politicagem, de modo que o nosso voto traga benefícios pessoais? Como nos comportamos nas últimas eleições? Defendemos candidatos que tinham projetos sérios e em favor dos mais pobres e excluídos ou nos juntamos àqueles que defendiam um projeto neoliberal excludente? Ao votar, ou até deixar de votar, pensamos nos pequenos e indefesos ou aderimos a partidos e candidatos que “esmagam o fraco” (Am 5,11), que exploram os necessitados e são “opressores dos pobres do país” (Am 8,4-6)?

Poderíamos multiplicar as perguntas. Mas penso que aquelas aqui apresentadas já são suficientes para que possamos entender o que significa essa avaliação de final e de início de ano, na perspectiva bíblica daquilo que os texto sagrados chamam de “início”. O importante é estar acordado, ou seja, perceber que a cada momento da vida Deus nos interpela e nos convida à mudança de vida, à conversão. E felizes aqueles “que o Senhor encontra acordados quando chega” (Lc 12,37).

Nenhum comentário:

Postar um comentário